A Quinta Disciplina | Escola SmartData

A Quinta Disciplina


Peter Senge, enumerou cinco disciplinas onde o seu aprendizado é contínuo tendo como ênfase a quinta disciplina.

1ª Disciplina – Domínio Pessoal


Existe a possibilidade de esclarecimento pessoal; assim aprofundando nossa visão do dia-a-dia, fora da empresa. Concentrar energias, desenvolver a paciência perante desafios, criando uma realidade objetiva. Isso é saber diferenciar o lado pessoal do lado profissional.  Não é benéfico para a empresa ter planos a longo prazo para sua organização e seus colaboradores não estarem na mesma sintonia.

2ª Disciplina – Modelos mentais


Modelos mentais implícitos dos colaboradores de uma empresa podem tornar modificações administrativas impossíveis de serem aplicadas por serem conflitantes.

Falhas externas não são pontuadas para todos os membros da equipe e apenas para seus líderes.

3ª Disciplina – Visão compartilhada


Uma empresa deve manter seus colaboradores em consciência de novidades, planos e metas a serem cumpridas; para assim adotarem a visão compartilhada. Isto mantém todos motivados para cumprir e com satisfação de preencher mais um objetivo determinado por sua empresa.

4ª Disciplina – Aprendizagem em equipe


Para formar uma equipe vencedora, é necessário um aprendizado interno de todos os integrantes; assim tendo um círculo de pessoas capacitadas. A unidade de aprendizagem moderna é o grupo e não, o indivíduo.

 

5ª Disciplina – Pensamento sistêmico


A disciplina é considerada a junção de todas as outras. Sua função é ampliar a visibilidade e capacidade de enxergar a empresa como parte de um todo, não apenas peças isoladas.

Praticando todas disciplinas com cautela é fácil trabalhar em equipe visando o crescimento interno e externo. Desta forma, a empresa e seus colaboradores sempre estarão em aprendizado contínuo, visando suas metas profissionais e pessoais, de acordo com seu pensamento sistêmico.


Dica Smart: O funcionário que se comporta como funcionário pode estar com os dias contados. A visão tradicionalista de empregador e empregado, chefe e subordinado estão caminhando para o desuso.

As empresas com visão moderna estão encarando seus funcionários como colaboradores ou parceiros e implementando a visão empreendedora. Isso significa que os empresários perceberam que dar aos funcionários a possibilidade de ganhar adicionais ou salário variável   mais do que simplesmente o salário mensal fixo, tem sido um bom negócio, pois faz com que o profissional dê maiores contribuições à organização, garantindo assim o comprometimento da equipe na busca de resultados positivos.

 


Clique e siga-nos em nossas redes sociais.