Psicanálise | Escola SmartData

PsicanaliseCurso Livre em Psicanálise (Parceria Instituto Cinco)

O Curso Livre de Formação em Psicanálise visa preparar o aluno para o atendimento clínico com uma visão holística, ou seja, compreender o cliente na sua totalidade, avaliando o ser humano como um sistema funcional determinado pelo seu comportamento.

A Psicanálise foi originalmente desenvolvida por Sigmund Freud e trata-se de uma abordagem terapêutica que tem como base a observação dos fatores inconscientes dos indivíduos, que em sua maioria, determinam suas reações, suas emoções e seus comportamentos. Em alguns casos, estes fatores inconscientes podem ser manifestados como angustias, fobias, compulsões, dificuldades de relacionamento, baixa autoestima e alterações de humor, trazendo muitas perdas para o indivíduo.

Como são fatores inconscientes, nem sempre o indivíduo consegue por si só trabalhar esses assuntos. E é neste momento que a psicanálise torna-se um processo de grande valor.

O processo terapêutico ajudará o indivíduo a olhar para si e entender-se. E à medida em que entra em contato com este mundo, com as suas verdades, é possível trazer nova consciência que irá favorecer a transformação comportamental e emocional.

Ainda segundo o seu criador, a psicanálise cresceu em um campo muitíssimo restrito. No início, tinha apenas um único objetivo – o de compreender algo da natureza humana daquilo que era conhecido como doenças nervosas “funcionais”, com vistas a superar a impotência que, até então, caracterizava o tratamento médico.

A psicoterapia tem a finalidade de tratar problemas psicológicos tais como depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamento e problemas de saúde mental.

É um processo dialético efetuado entre um profissional psicanalista ou psicólogo formado – o psicoterapeuta, e o cliente – o paciente.

Por ser da área da saúde mental, a psicoterapia é a principal linha de tratamento para qualquer assunto referente à mente. Para isso, faz uso de métodos, técnicas e intervenções psicológicas cujo objetivos centrais são:

– Restabelecer a qualidade de vida do paciente;

– Equacionar os motivos da consulta, que podem variar entre pequenas dificuldades do dia-a-dia até grandes psicopatologias;

– Desenvolver os padrões de funcionamento mental do indivíduo e de seus sistemas psíquicos (saúde orgânica, saúde mental, familiar, social, sexual, intelectual, financeiro, profissional, lazer e espiritual).

Grade Curricular:
O Curso está dividido em 03 (três) módulos:
– 1o. Módulo: 23 aulas – Teoria e Psicodramas;
– 2o. Módulo: 20 aulas – Teoria, Psicodramas e Estudo de Casos;
– 3o. Módulo: 21 aulas – Teoria, Atendimento e Análise Clínica.
Tempo de Duração:
Carga Horária: