Introdução ao mundo Administrativo | Escola SmartData

Introdução ao Mundo Administrativo


Há muitos anos atrás, o processo de aprendizagem deixou ser algo exclusivo acadêmico e passou a interferir nas empresas que buscam mais inovação e fonte de lucro com desenvolvimento amplo. Na administração temos novos nomes de grande importância como Peter Senge, Peter Drucker, Frederick W. Taylor e Henry Ford.

Taylorismo e Fordismo


O Taylorismo é uma teoria do engenheiro Frederick W. Taylor, desenvolveu com seus conhecimentos e observações dos trabalhadores nas indústrias. Taylor constatou que os trabalhadores deveriam ser organizados de formar hierarquizada e sistemática, sendo mais específico cada trabalhador desenvolveria uma atividade única no sistema produtivo da industrial (surgimento da especialização do trabalho), cada colaborador deve cumprir sua tarefa no menor tempo possível, sendo premiado caso sobressaem em tempo recorde.

O Fordismo foi criado por teoria do americano Henry Ford. Método para aumentar a produção através de eficiência de acordo com as vendas que, por sua vez, iria permitir manter baixo o preço do produto. É utilizado nos dias atuais em fabricação de automóveis, sendo único modelo de produção capaz de atender a demanda exigida pela sociedade atual.

Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. (PODC)


A base da administração veio do modelo teórico para administração de empresas criado por Henry Fayol, o conceito do PODC.

Planejar: é muito importante, essa parte dá a direção ao que deve ser feito; não conseguimos obter sucesso se não houver planejamento. Quando se fala em planejar, alguns pontos devem ser pensados e analisados. Para onde vamos? Em que velocidade? Por que vamos fazer? Durante quanto tempo vamos fazer? Entre várias outras perguntas.

Organizar: é dizer quem pode fazer determinada tarefa e como deve ser efetuada. Exemplo: Destinar orçamentos, estabelecer prazos e prioridades.

Deixar claro para todos o que cada um deve fazer, quanto tempo tem para executar, como pode ser o controle, cobranças, penalidades e recompensas. Resumidamente: “Organizar” é transformar o planejamento em ações e objetivos pré-ordenados.

Dirigir: Esse é o dia-a-dia do líder. Conversar com a equipe, motivá-los, estar presente, ser ouvinte e atento prestar atenção em tudo. É o trabalho mais importante, pois o papel do líder é realizado em todos os três tópicos anteriores. Sem alguém para dirigir, o projeto é fraco.

Controlar: é fazer o acompanhamento do que foi organizado para ver se parece com o que foi planejado. Permite, contudo, os recursos, realocar pessoas e dinheiro, mudar o rumo durante o processo, cobrar mais velocidade ou mais qualidade.

Quando se fala em controle existe uma grande ferramenta para o responsável: A AUTOCRÍTICA. O que planejei está indo bem?

 

O Pai da Administração Moderna (Peter Drucker)


Na moderna gestão de empresas, Peter Ferdinand Drucker inspirou administradores com obras no mundo inteiro. Aos 26 anos, o consultor, economista e analista financeiro austríaco – nascido na cidade de Viena, em 1909 – emigrou para os Estados Unidos, onde exerceu o ofício de professor de Ciências Sociais da Claremont Graduate Califórnia até a data de sua morte, em 2005.

Ao criar a gestão como disciplina, definiu como uma ciência social prática e humanista que não se restringia ao mundo corporativo, já que se alimentava fundamentalmente da Teoria Política, Filosofia, Economia, Psicologia, História e Matemática. Contribuiu ainda com importantes ideias para a administração moderna, como os conceitos de “(re)privatizações” (privatizações de serviços públicos como forma de reduzir a burocracia), “gestão por objetivos” (gestão baseada em fatores quantitativos, como método de planejamento e avaliação) e “descentralização nas empresas” (promoção de autonomia dos setores para maior rapidez das atividades).

Ao longo de mais de 60 anos, as contribuições intelectuais de Peter Drucker influenciaram milhares de pessoas. Bill Gates (fundador da Microsoft) e Henry Ford (fundador da Ford Motor) foram alguns dos personagens relevantes da história do mundo empresarial que encontraram nos livros do filósofo austríaco inspiração para compreender as tendências da economia mundial. Dentre as principais obras, destacam-se Tecnologia, Administração e Sociedade, Desafios Gerenciais para o Século XXI, Administrando em Tempos de Grandes Mudanças, Sociedade Pós-Capitalista e Administrando para o Futuro.

Peter Drucker conhecia bem o Brasil, onde realizou conferências e seminários. Em entrevistas concedidas na época, o teórico revelou ser fascinado pela história da empresa brasileira Embraer e ter conhecido pessoalmente o presidente Juscelino Kubitschek, ocasião em que se demonstrou como grande entusiasta da construção da capital federal. Exerceu forte influência no mercado educacional do mundo e também do Brasil. Como observador nato, diagnosticou falhas e apontou soluções para os problemas detectados.

Estudioso da economia da América Latina desde a década de 1930, Drucker defendida a teoria de que “não há países subdesenvolvidos, há países subgeridos”. Assim, ao observar a realidade econômica brasileira, concluiu que o maior desafio para o desenvolvimento do Brasil é a integração socioeconômica entre o Norte e o Sul do País. Graças aos ensinamentos e conceitos do professor, foram criadas diversas instituições brasileiras de ensino voltadas aos negócios, a exemplo dos programas de MBAs. Para ele, os negócios permitiam pensar em soluções de problemas para a miséria e o crescimento da nação.

 Destruição Criadora


Um inovador muito conhecido no mundo administrativo, a destruição criadora é o real motivo dos resultados nos dias atuais.

O Joseph Schumpeter é certamente o economista mais importante da primeira metade do século XX depois de Keynes. Mas suas ideias são extremamente atuais. Ele sempre insistiu que a economia não poderia ser estudada ou entendida sem sua interseção com o processo evolutivo da história.

Uma das principais obras, em contribuição ao capitalismo foi a destruição criadora. Segundo sua teoria, o novo só conseguira ser efetuado, quando for a base do velho. Nas suas palavras: “Esse processo de destruição criadora é básico para se entender o capitalismo.

Schumpeter tem dá grande importância aos meios de transportes e consumos, também aos novos mercados e novas formas de organização industrial criadas pela empresa capitalista. O salto tecnológico, a inovação, seria para ele o parâmetro fundamental para o futuro da economia de mercado. Quando todos economistas estavam recuados na crise, ele de forma inteligente e criativa, defendia o conceito de produtividade e custo. Essa substituição do antigo pelo novo “numa eterna tempestade de destruição criadora” é que era essencial para o empreendedorismo e para o capitalismo, para ele indissociáveis.

Talvez o setor de tecnologia e comunicação seja a maior prova do acerto do diagnóstico schumpeteriano. Para acompanharmos o ritmo e os números das recentes aquisições nos Estados Unidos listamos:

Microsoft comprou o Skype por US$ 8,5 bilhões.

Google comprou o YouTube por US$ 1,6 bilhão.

Yahoo comprou o Tumblr por US$ 1,1 bilhão.

O Google comprou a Motorola por US$ 12,5 bilhões.

Facebook comprou Instagram por US$ 1 bilhão.

A Microsoft adquiriu a Nokia por US$ 7,1 bilhões no fim de 2013,

e o Facebook o WhatsApp por US$ 22 bilhões no ano de 2014.

A Empresa Moderna


A palavra-chave é inovação, muitas empresas estão contando com seus colaboradores de maneira visionaras de acordo com o mercado de trabalho, estabelecendo uma confiança aberta, o resultado é cada vez mais amplo. Temos jovens em cargos de lideranças, trazendo uma maneira diversificada de planejar, organizar, dirigir e controlar.

Principais nomes estão cada dia mais citados, como donos de empresas famosas:

WhatsApp, Facebook, Dropbox entre outras.

A prospecção é uma ferramenta muito forte, assim com o Networking é necessário aproveitar ao máximo das reuniões de negócios ou pessoais, dependendo do assunto abordado necessita de pessoas com criatividade e ideias “fora da caixa” para construir um produto ou prestação de serviço. Esses inovadores são frutos de oportunidade dadas em treinamentos prestados aos jovens no mercado de trabalho que está cada vez mais produtivo e inspirador

Dica Smart: A profissão de administrador foi regulamentada em 09 de setembro de 1965. Neste dia, é comemorado o dia do administrador no Brasil


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